Uma escola de boas relações

Uma Escola de boas relações


Quando perguntam a um estudante se gosta de ir para a Escola é provável que a resposta seja seja “sim”. É pelo menos isso que mostram a maioria dos inquéritos feitos aos estudantes. Porém quando depois se pergunta porquê a resposta que surgem com maior frequência é “para estar com os meus amigos”. Isso também é significativo. Por outro lado, quando se lhes pergunta qual a disciplina de que gostam mais quase sempre é também a disciplina … do professor que gostam mais.

Ou seja, o que mais é valorizado na sua experiência de estudante é a qualidade das relações mais significativas para eles e aprendem tanto mais quanto mais significativas são as relações que estabeleces.

Esta é a inspiração do Programa Municipal de Educação Relacional de Sintra, que resulta da colaboração entre o Município e o Relational Lab e que conta com o apoio da Fórum Estudante.

Onze Agrupamentos de escolas deste concelho estão a trabalhar para que as relações entre professores e alunos, bem como entre alunos ou da escola com as famílias possam melhoram significativamente. O Vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira, sublinhou a importância deste trabalho para o futuro da sociedade e expressou o desejo que este movimento possa ser transformador.  

Também os professores acreditam que é possível fazer melhor. Cerca oitenta educadores que estiveram no Centro Qualifica no Cacém, num encontro de trabalho animado por Belén Blanco, mostraram que essa mudança pode começar já e que pequenos gestos podem fazer a diferença .

Com a Educação relacional podemos sempre fazer a diferença na forma como nos relacionamos uns com os outros na Escola. Na verdade, o que conta na nossa vida é sempre a qualidade das relações que estabelecemos. Trabalhar intencionalmente para que melhores relações possam gerar melhor Educação é um objectivo que vale a pena.