Um projeto de investigação-ação, de consultoria e de capacitação, multidisciplinar e colaborativo, centrado na geração/gestão de capital relacional, com impacto positivo na resiliência, bem-estar e desenvolvimento sustentável nas cidades.
Eixos da Cidade Relacional
1.
Mapear as Relações
2.
Estudar e Avaliar as Relações
3.
Ativar e Qualificar as Relações
4.
Sistematizar e estabelecer referências
5.
Estabelecer modelos de consultoria, para estabelecimento de diagnóstico, plano estratégico e capacitação para a cidade relacional.
Manifesto para um Laboratório de Cidades Relacionais
A cidade é, para nós, um organismo vivo, um sistema complexo que constantemente põe em relação os seus habitantes, os seus espaços e os seus recursos de forma interdependente e dinâmica.
Ambicionamos cidades mais justas, equitativas e sustentáveis e estamos convictos que a cidade relacional é o caminho certo para lá chegar.
Assumimos o compromisso de explorar e de desenvolver novas abordagens e tecnologias para compreender e melhorar as redes relacionais da cidade.
Valorizamos a colaboração interdisciplinar, trabalhando com especialistas em áreas como urbanismo, sociologia, antropologia, tecnologia da informação, saúde e educação, para encontrar soluções inovadoras.
Promovemos a participação ativa e o envolvimento da comunidade em todas as fases do processo de investigação, desenvolvimento e implementação de soluções.
Refletimos sobre a integração de tecnologias de ponta, como inteligência artificial, internet das coisas e realidade aumentada, para melhorar a qualidade de vida e otimizar a experiência urbana, sem a desumanizar.
Reconhecemos o primado da equidade e da justiça social, garantindo que as soluções encontradas combatam as desigualdades instaladas e promovam a igualdade de oportunidades.
Acreditamos que a construção de cidades relacionais é um processo contínuo e colaborativo que precisa de ser aberto, concreto e inclusivo para todos.
Empenhamo-nos em disseminar e partilhar os nossos conhecimentos e soluções com outras cidades e comunidades, promovendo a colaboração global e o desenvolvimento de cidades mais inclusivas e sustentáveis.
Acreditamos que as cidades são o reflexo das nossas relações e, por isso, o nosso trabalho deve contribuir para construir uma sociedade mais justa e igualitária.