Educação: Vínculo, Reconhecimento e Dignidade - Mesa Redonda

O Relational Lab, através de Rui Marques, participou numa mesa-redonda em Barcelona, no âmbito da sua aliança estratégica com o Instituto Relacional, dedicada a uma reflexão sobre esta tripla dimensão do relacional na educação.

A proposta partia de uma conversa com seis pessoas ligadas à educação sobre a presença do vinculo educativo, o reconhecimento e a dignificação como eixos para a aprendizagem e a socialização.

A experiência de Begonya Gash, diretora geral da Fundacion El Lindar (https://www.elllindar.org/es/), com 20 anos de trabalho com jovens multidesafiados, concretizada numa Escola de Segunda Oportunidade, trouxe toda a riqueza de uma intervenção desafiante mas cheia de sentido. O evento teve lugar no restaurant La Pau que é um fantástico projeto que dá continuidade professional aos itinerários formativos dos jovens que passam pela escola. Dessa forma, os alunos podem alargar a sua experiência profissional, sendo responsáveis por um serviço de bar, restaurante e catering. Muito complementar a essa visão, tivemos o contributo de Pau Quintana, educador social do Ayuntamento de Barcelona e professor da Fundacion Pere Tarrés, que a partir da intervenção na rua, constrói vínculos significativos com muitos jovens “centrifugados do sistema” (um conceito ouvido na sessão que faz pensar).

Numa perspetiva mais conceptual, a intervenção de Pepe Menendez, professor a assessor internacional de educação, trouxe-nos um outro ângulo de análise, a que se somou a perspetiva de Silvia Pénon e Mora del Fresno, do Instituto Relacional, enquanto peritas em educação relacional.

O contributo de Rui Marques, do Relational Lab, centrou-se na sua experiência pessoal das ultimas décadas, muito centradas no “Relaciono-me logo existo” e nos desafios que se colocam no domínio dos programas municipais de educação relacional que, em Portugal, se iniciaram em Sintra.