Relational Lab promove conversa sobre o impacto das novas tecnologias na infância e na saúde mental!

Reconhecendo a importância de refletir sobre como a utilização de smartphones, redes sociais, videojogos e outras tecnologias impacta a infância e o desenvolvimento de competências relacionais e de saúde mental, o Relational Lab convida todos a participar numa conversa de reflexão sobre o livro de Jonathan Haidt, “Geração Ansiosa: Como a Grande Reconfiguração da Infância está a provocar uma Epidemia de Doença Mental”.

No livro, Jonathan Haidt explora a epidemia global de doenças mentais entre adolescentes e jovens, analisando as mudanças na infância que contribuíram para esta crise. Haidt argumenta que o declínio das brincadeiras livres, iniciado nos anos 1980, foi intensificado pela infância centrada nos telemóveis durante a década de 2010. O autor examina como esta transformação afetou o desenvolvimento social e neurológico das crianças, levando a problemas como privação de sono, dependência, solidão, comparação social e perfeccionismo. No final, apresenta um apelo à ação, sugerindo medidas que pais, escolas, empresas e governos podem adotar para reverter esta tendência e restaurar uma infância mais equilibrada.

Enquanto comunidade preocupada e determinada em fazer a diferença, o Relational Lab propõe uma conversa com especialistas na área para aprofundar esta reflexão e explorar como podemos aplicar estas ações nos nossos contextos.

Junte-se a nós para discutir soluções com especialistas!

Inscrições disponíveis