Nestes dias continuam a chegar assinaturas da Carta Portuguesa para a Saúde Relacional de organizações que se identificam com o movimento e querem dele fazer parte. Agora contamos também com o Serviço de Doenças Infecciosas da Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho e com a Unidade de Saúde Familiar da Baixa, em Lisboa.
A Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho, dirigido pelo Dr. Tiago Teixeira, é o primeiro serviço hospitalar a subscrever a Carta Portuguesa de Saúde Relacional. Assumindo-se como um Serviço de excelência, a sua constituição recente procura corresponder a altos padrões de exigência de qualidade de cuidados e de humanização. O seu apoio ao Movimento de Saúde Relacional é da maior relevância simbólica. Com este Serviço está também a ser construído um primeiro piloto com um Estudo de Caso sobre Saúde Relacional.
Da mesma forma, a Unidade de Saúde Familiar da Baixa, um centro de referência no país, acredita na saúde relacional como meio para atingir melhores indicadores de saúde. A melhoria das relações entre profissionais vai ao encontro da melhoria das relações entre profissionais e utentes, tanto enquanto relação individual como comunitária, resultando no cumprimento de objetivos relacionados com a qualidade na saúde. Desta forma, a equipa da USF Baixa une-se ao Movimento da Saúde Relacional para continuar a trabalhar estes temas.