Conferência Saúde Relacional: um desafio emergente

No dia 18 de janeiro, o auditório do Instituto de São João de Deus foi palco de partilha de experiências e aprendizagens inspiradoras na Conferência sobre Saúde Relacional.

Profissionais conceituados, especialistas e entusiastas reuniram-se para explorar os desafios e oportunidades na construção de relações saudáveis no âmbito dos serviços de saúde. Desde painéis baseados na prática até reflexões teóricas sobre o conceito, o evento proporcionou uma visão abrangente sobre o papel vital da saúde relacional para um novo paradigma de prestação de serviços de saúde.

A Conferência sobre Saúde Relacional: um Desafio Emergente foi honrada com a participação de convidados internacionais, destacando a presença de Joan Quintana Forns, do Instituto Relacional de Barcelona, e, de forma virtual, Jody Hoffer Gittell, da Brandeis University (EUA).

Esta conferência uniu vozes nacionais e internacionais, reforçando a amplitude e a relevância global do tema abordado. Joan Quintana enriqueceu o evento com a sua perspectiva sobre a construção de relações saudáveis, oferecendo uma visão valiosa a partir do seu trabalho no Instituto Relacional de Barcelona, nomeadamente do setor da saúde.

De igual forma, Jody Hoffer Gittell, através de uma apresentação em vídeo, partilhou sabedoria e insights sobre o Modelo de Coordenação Relacional e os seus resultados na área da saúde.

A sessão da abertura contou uma relevante intervenção da Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Cristina Vaz de Almeida (na foto), que fez um enquadramento do tema, bem como de Luís Durães, em representação da instituição anfitriã, Inst. São João de Deus. Depois desse momento inicial somaram intervenções de Roque da Cunha Ferreira (médico) e Paula Guimarães, coordenadora da área da Saúde Relacional no Relational Lab. Numa outra dinâmica, Carlos Liz moderou um painel com a participação de Tânia Gaspar (LABPATS e Univ. Lusófona), Ana Veiga (Int. Gama Pinto), Rita Costa (CUF Saúde), Sofia Barros (Diaverum).

Que este evento sirva como início de um Movimento para a Saúde Relacional, que procura trazer para um plano central a importância das relações nos cuidados de saúde! Agradecemos a todos os participantes, oradores e colaboradores por tornarem este dia tão significativo! Juntos, estamos a fortalecer laços e a construir comunidades mais relacionais.