Tivemos a oportunidade de visitar a ULS Baixo Mondego, nomeadamente o Hospital Distrital da Figueira da Foz, uma das instituições aderentes à Carta Portuguesa da Saúde Relacional. Encontrámos uma equipa hipermotivada, uma liderança de grande qualidade e um empenho em servir sempre melhor. Pudemos apresentar quer os conceitos base da Saúde Relacional que nos mobilizam, quer as grandes linhas do modelo de diagnóstico de qualidade relacional que propomos às organizações (de saúde e não só).
Foi um encontro com uma energia muito positiva e a consciência de que este é um caminho que vale a pena percorrer. O nosso agradecimento não só ao Conselho de Administração, na pessoa da sua Presidente, Dra. Ana Raquel Santos, que presidiu à sessão de abertura, mas com grande ênfase à equipa que organizou a jornada (Dra. Ana Isabel Pais, Dra. Ana Isabel Gomes e Dra. Anabela Salgado Serra). Bem-hajam!
Foi também muito especial reencontrar Jorge Rosado, co-fundador dos Palhaços de Opital , que faz um trabalho extraordinário pela humanização dos cuidados de saúde e pela saúde relacional.