A promoção do sucesso escolar é uma dimensão essencial no que concerne a considerações sobre políticas educacionais. Muitas instituições, públicas e privadas, de nível local e nacional, têm procurado desenvolver respostas a esse problema. Muito do que foi feito representa uma aposta certa que importa reforçar.
"Só se aprende com quem se tem uma relação."
Hoje compreende-se cada vez melhor o peso específico da qualidade relacional entre os vários intervenientes num ecossistema educativo. Como James Comer refere “não podem acontecer aprendizagens significativas sem relações significativas”. Isso é válido não só para a relação Educador/Aluno, mas também, entre outras, as relações entre alunos, entre docentes e entre estes e as famílias dos alunos.
Porém, é preciso ir mais longe. Uma nova “lente” de análise e de ação pode representar um valor acrescentado que permite uma nova narrativa que refresque o que se faz bem, como abra espaço para respostas inovadoras.
Sendo educar um ato relacional, o sistema escolar tem um papel fundamental para que os seus atores chave (aluno, educador, família e comunidade) possam adquirir as competências relacionais necessárias à criação de relações significativas que contribuem diretamente para a formação de alunos com competências globais, necessárias à complexidade do mundo atual.
Contudo, regista-se, por vezes, nas nossas escolas, um déficit de qualidade relacional que introduz ineficiências nos processos de ensino/aprendizagem, dificuldades de funcionamento, conflitos interpessoais, alheamento das partes interessadas, entre outros desafios.
No entanto, acredita-se que para superá-los pode ser desenvolvido um processo intencional de construção de capital relacional, promovendo a consciencialização da importância das relações e a literacia relacional com impactos no sucesso escolar e no bem-estar de toda a comunidade escolar.
Nesse sentido, promover a consciência da importância da educação relacional e de como ela poderá ser útil para a promoção do sucesso escolar, constituirá o objetivo central deste Projeto.
Programa Municipal de Educação Relacional
Programa Municipal de Educação Relacional com Pedro Cunha, Secretário de Estado da Educação.
Projetos
Programa Municipal de Educação Relacional
Programa de diagnóstico e formação para os Agrupamentos de Escolas, no qual se procura trabalhar a educação relacional através dos atores-chave e os eixos definidos. O programa tem a duração de um ano e começa por uma fase de diagnóstico dos desafios e vantagens relacionais, passando depois para uma fase de capacitação e de formação.